de
Tomilho
O tomilho (Thymus vulgaris) é uma erva deliciosamente aromática, originária do Mediterrâneo, Norte da África, Ásia Menor e Oriente Próximo. Na sua região nativa ele é usado há séculos como condimento e também como elemento chave de cerimônias ritualísticas. A palavra “thymus” deriva do grego e significa “coragem”, “fulmigar” ou “limpar” e estes significados têm tudo a ver com seus usos nos rituais.
Na Idade Média, as damas ofereciam aos seus cavaleiros ramos de tomilho para lhes dar coragem nas batalhas. Ele também era muito usado para defumar ambientes no intuito de limpar e desinfetar a casa. Misticamente, esta erva esta relacionada ao amor e à saúde. Ao colocarmos ramos dentro do travesseiro evitam-se pesadelos e dentro do bolso ou bolsa afasta maus fluidos de ambientes muito carregados.
Os tomilhos são perenes, ou seja, têm vida longa e duram mais de dois anos, podem atingir de 8 – 45 cm de altura. Suas flores são pequenas e vão do branco ao lilás. Existem diversas variedades desta erva, porém as mais conhecidas, e facilmente encontradas no Brasil, são tomilho-comum (Thymus vulgaris)
Como cultivá-los?
É muito fácil! Os tomilhos, assim como os alecrins, são plantas rústicas, pouco exigentes e podem ser cultivados em qualquer clima, tendo boa tolerância as baixas e altas temperaturas. São poucos exigentes em relação ao solo e regas, toleram um solo levemente seco, desde que, bem drenado. São mais fáceis de cultivar em solos arenosos e pedregosos. O excesso de umidade causa mais mal do que a falta de água. É uma excelente opção para manter em varandas de apartamentos, pois suportam bem o vento. Eles vão bem em canteiros, vasos e jardineiras.
Como utilizá-los na culinária?
As folhas do tomilho-comum são comumente utilizadas em sua forma seca, devido apresentarem aroma mais concentrado, porém o seu uso in natura também é indicado.
Elaboração de pratos:
Tomilho-comum: caldo de carne e galinha, ovos fritos e mexidos, sopa de peixe, cogumelos, cebolas, batatas, tomate, beterraba, abobrinha, conserva de azeitonas, peixes gordurosos cozidos e recheados, molhos escuros e molhos para ensopados, carne assada só tomilho e sal grosso como na foto.
Como Plantar:
As sementes podem ser plantadas diretamente no local definitivo da horta, mas por serem muito pequenas o melhor é semear em sementeiras, pequenos vasos ou copinhos feitos de papel jornal, e transplantar as mudas quando têm 4 pares de folhas definitivas. A germinação das sementes leva de uma a três semanas.
pacote com 50 sementes
- Sementes de ervas, chas e temperos
- Gramas em tapete
- Lonas para lago e produtos de irrigação
- Mudas de cerca viva
- Mudas de hortaliças
- Mudas de palmeiras
- Mudas de pimenta
- Mudas frutiferas
- Projeto maquina de tijolo solocimento
- Sacos, bandejas, substratos e adubos
- Sementes de alcachofras e cebolas
- Sementes de alface, rúcula, almeirao
- Sementes de arvores frutiferas e nativas
- Sementes de berinjela, pepino
- Sementes de cenoura e raizes comestiveis
- Sementes de cerca viva
- Sementes de couves, brócolis e repolho
- Sementes de flores
- Sementes de gramas e pastagens
- Sementes de maxixe, quiabo e jiló
- sementes de melancias, aboboras e melões
- Sementes de milho, feijao e graos
- Sementes de morangos, maracujas e frutas
- Sementes de pimentas
- Sementes de Plantas carnivoras
- Sementes de tomates